Movimento BAMP

 

Arquetis Arquitectura

Picture
"ARQUETIS é uma empresa sedeada em Fátima, no concelho de Ourém. Fundada em 2004 pelo arquitecto David Fialho, vem desde então a desenvolver a sua actividade nos domínios da arquitectura e planeamento urbano (...)." ver mais

No passado dia 29 de Janeiro de 2010, pelas 10.30h, todos os elementos do grupo se deslocaram às instalações da empresa Arquetis, localizada na Avenida Beato Nuno, nº 168 em Fátima, afim de realizarmos uma reunião conforme acordado através do contacto previamente efectuado com o Sr. Arquitecto David Fialho. Sentámo-nos numa mesa de reunião e começámos por expor o nosso projecto e toda a sua envolvência. Explicámos a evolução deste para se melhor compreender os objectivos e com isto chegámos confirmámos que não tínhamos qualquer qualificação para fazer o design da estrutura do Centro Cultural, tal como já tínhamos percebido. (...) A partir daqui passámos a um contexto muito mais prático e começámos desde logo a tentar perceber as componentes básicas e essenciais da infra-estrutura. Destas, surgiu-nos os três principais espaços: o Auditório, a Biblioteca e a Galeria de Arte; e outros espaços como as garagens, arrecadações, casas de banho, recepção/hall de entrada, gabinetes administrativos e espaços lúdicos no exterior. Através do levantamento do terreno destinado pela Câmara Municipal de Ourém para este fim, o terreno da EB 1 da Lomba d´Égua também situado na Avenida Beato Nuno, o Sr. Arquitecto David Fialho começou por esboçar o exterior do mesmo. (...)Surgiu-nos a ideia de que seria interessante atribuir características ao Centro Cultural que o identificasse com o famoso arquitecto Alexandros Tombazis, responsável pelo design da Igreja da Santíssima Trindade: as clarabóias, a utilização de revestimentos de pedra calcária e a utilização de cobre em certos pontos estruturais.

(...)
Dado isto e feitos alguns esboços foi-nos exemplificado como poderíamos fazer uma maqueta a uma sala própria para tal.  Ficámos bastante elucidados com o tipo de material que se utilizaria e a forma como poderiam ser trabalhados.
(...)
Chegando ao fim da reunião discutimos algumas curiosidades sobre o C.E.F. com o Sr. Arquitecto. Este mostrou-se disposto a ajudar-nos e  referiu ainda que o nosso projecto era louvável e com bastante trabalho adjacente. Terminada a reunião ficámos com noções do projecto muito mais esclarecidas e um sentimento empreendedor muito maior. 

Um grande agradecimento pelo apoio ao Sr. Arquitecto ! Obrigada!!!

BAMP